Ácidos Nucleicos
- Em busca de um SONHO!
- 19 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Os ácidos nucleicos, mais conhecidos como nucleotídeos, são classificados como macromoléculas (moléculas gigantes) que são encontradas em todas as células (animais e vegetais) responsáveis pelo armazenamento, pela transmissão e pela tradução das informações advindas do gene. Sendo cada macromolécula formada, por sua vez, por três partes sendo elas:
Açúcar Pentose (monossacarídeos com cinco átomos de carbono) sendo no DNA conhecida como desoxirribose, sendo por sua vez chamada de ribose no RNA;
Um fosfato derivado da molécula do ácido ortofosfórico (H3PO4) principal responsável pela acidez dos ácidos nucleicos;
Uma base orgânica nitrogenada. As bases nitrogenadas são formadas por cinco compostos: Adenina, citosina, guanina, timina e uracila sendo que destas três primeiras podem ser encontradas tanto no DNA quando no RNA uma vez que o composto timina só ocorre no DNA, enquanto a uracila é encontrada somente no RNA.
DNA O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que possui papel fundamental na herança genética, sendo considerado o portador da mensagem genética sendo que é nele que estão codificadas todas as características de cada ser. É por meio deste composto que é possível identificar pessoas, realizar testes que indicam a paternidade, solucionar crimes, identificar doenças antes destas se manifestarem e até mesmo controlar a síntese de algumas substâncias através de técnicas de engenharia genética. Alguns pontos importantes sobre está molécula estão citados abaixo:
Filamento Helicoidal, ou seja, as bases nitrogenadas estão unidas por pontes de hidrogênio que por sua vez se estruturam no formato de uma escada em caracol, na qual os "degraus" são compostos por bases de nitrogênio dos nucleotídeos

e, os "corrimãos" são fosfato e açúcar ligados covalentemente;
Possuem Genes que contém armazenados o código genético;
Está presente na esmagadora maioria das celular bem como em alguns tipos de vírus como por exemplo o HIV tem a enzima Transcriptase reversa que faz com que o processo de Transcrição reversa seja realizado (formação de DNA a partir do RNA viral).
Propriedades do DNA : Replicação para que possa ser transmitido à descendência, Transcrição, ou produção do RNA, para controlar as atividades celulares por meio da síntese de proteínas.
RNA
O RNA (ácido ribonucleico) é formado a partir do processo de Transcrição da molécula de DNA que por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula e tem como principal papel a produção de proteínas.
Tipos de RNA:
RNA Ribossômico (RNAr): Recebe esse nome pois é o principal constituinte dos ribossomos. Ele tem maior importância, sendo o principal responsável pela síntese de proteínas;
RNA Mensageiro (RNAm): Junto ao RNA ribossômico, ele auxilia na síntese de proteínas, orientando a ordem dos aminoácidos para a formação proteica.

Ele é responsável por levar do núcleo celular até o citoplasma as informações genéticas recebidas do DNA e por isso podemos dizer que ele tem menos importância que o RNA ribossômico pois sem a energia sintetizada pelo mesmo ele não poderia realizar esta ação;
RNA Transportador (RNAt): Seu nome já diz tudo sobre sua função que é de transportar as moléculas de aminoácidos que serão utilizados na síntese de proteínas, ele transporta essas moléculas até os ribossomos, local em que se unem e formam as proteínas.
Gostou deste resumo? Tem alguma outra dica? Então não esquece de deixa seu comentário la no post do Instagram clicando aqui!
ความคิดเห็น